Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Pesquisar

Sinusite x Rinite: conheça as diferenças e semelhanças

12/07/2018

Sinusite x Rinite: conheça as diferenças e semelhanças entre as doenças

Dores de cabeça e coriza são os principais destas doenças respiratórias

Na maioria das vezes, a Sinusite e a Rinite andam acompanhadas uma da outra. Elas possuem diversas semelhanças, mas pequenos detalhes as tornam diferentes. Por tanto, devem ter tratamentos diferentes. As duas doenças respiratórias estão interligadas, podendo uma derivar da outra. Conheça melhor cada uma, com suas particularidades e ao diagnosticar qualquer sintoma procure o médico.

 

Rinite 

Diagnosticada como uma inflamação na mucosa do nariz, a rinite causa espirros, coriza, obstrução nasal, além de coceiras na garganta e no nariz. Nem toda a rinite é alérgica. Algumas são causadas por vírus e bactérias e possuem crises de longa duração. A rinite não-alérgica é associada a resfriados e ambientes com temperaturas em declive. A rinite alérgica tem como característica o surgimento em qualquer período do ano.

 

Sinusite 

A sinusite é a infecção da membrana que reveste os seios paranasais. As cavidades internas da face têm funções anatômicas e o muco como revestimento. O fluxo desse muco na região nasal, quando impedido, causam inflamações e infeccionam. A sinusite pode surgir de uma gripe não tratada.

 

Principais diferenças 

Um dos primeiros sinais para a identificação das doenças é a coloração da secreção. Em casos de rinite, a excreção é transparente. O muco pode variar entre esverdeado e amarelado e ser mais denso na sinusite. Neste caso também acontece uma forte dor e “peso” na cabeça, principalmente na região dos olhos. Enquanto na rinite, o hábito de espirrar seja a principal característica, na sinusite as vias nasais ficam entupidas.

 

Fonte: Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São Lucas da PUCRS.

Publicado em Imprensa do HSL