Um ano de Covid-19 no RS: Hospital São Lucas da PUCRS homenageia profissionais com projeção mapeada no Campus da Saúde

10/03/2021

O gesto sensível e acolhedor surpreendeu e emocionou os colaboradores da instituição 

Em 10 de março de 2020 foi diagnosticado o primeiro caso de Covid-19 no estado do Rio Grande do Sul. Hoje, um ano depois, os profissionais da saúde continuam no combate incessante contra este vírus, demonstrando força e resiliência em pleno pico da pandemia.   

Para homenagear essas pessoas, o Hospital São Lucas (HSL-PUCRS) mostrou, em grande escala, o orgulho que sente por seus profissionais. Na noite de terça-feira (9)a instituição projetou, em imagens que superaram 12 metros de altura, um vídeo que fala sobre as razões que a equipe tem para seguir em frente: amor ao trabalho, empatia, compaixão e coragem estão entre essas motivações.   

A homenagem foi realizada pela técnica de projeção mapeada e ocupou três paredes dentro do Campus da Saúde e do Campus da Universidade: lateral do Parque Esportivo, no sentido Viamão-POA da Avenida Ipiranga; fachada principal da instituição; e, também, uma das torres do prédio 50 da PUCRS. A projeção seguiu madrugada adentro, sendo vista de vários pontos que circundam o campus, além, é claro, da visibilidade que proporcionou aos próprios homenageados.   

A projeção integra um conjunto de ações que o hospital tem adotado para conscientizar a sociedade sobre os cuidados com a pandemia e sobre a valorização dos profissionais que seguem lutando 365 dias após o primeiro caso no Estado. 

Carinho e surpresa com a homenagem 

auxiliar administrativa Regina Pinto registrou o momento de sua aparição no vídeo e ressaltou o espírito de união das equipes. “Precisamos manter o otimismo, a perseverança e a lealdade com o que a gente faz, porque juntos somos mais fortes.”  

Já o Leandro Godinho, colaborador que atua na emergência do hospital no turno da noite agradeceu, emocionado, a todos os colegas que estiveram e estão na linha de frente lutando para salvar vidas. “Um muito obrigado meu e da minha família, de coração. Muito obrigado”. As equipes da assistência receberam o gesto como incentivo a continuar na luta diária travada contra a doença. “Isso é um combustível para que nós possamos seguir em frente cuidando de todos”, declarou a enfermeira Larissa Piccoli, que atua nas unidades de internação covid-19 da instituição 

Leandro Firme, diretor-geral do Hospital São Lucas da PUCRSavalia que este é um momento em que os seres humanos estão frágeis e a homenagem é um sinal de empatia com a vida do colaborador, que tem se colocado totalmente à disposição para cuidar de tantas pessoas, principalmente neste período, que é um dos mais graves da pandemiaEle complementa: “a homenagem é pequena perto da dedicação dos profissionais, mas é para dar um pouco de alento e para mostrar o quanto eles são fortes”. 

Em nome da comunidade acadêmica, o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, ressaltou o reconhecimento da Universidade:

“Nós temos muito orgulho e somos muito gratos a cada profissional da saúde e da educação que doa seu tempo, seus conhecimentos e suas melhores energias para salvar vidas, promover a ciência e garantir o ensino. Um dos desafios para o ser humano é combinar trabalho com cuidado. Eles não se opõem, mas se compõem. E nestes 365 dias não faltaram exemplos fortes e inspiradores de cuidado em todas as dimensões da nossa universidade e em nosso hospital”.

Confira como foi a projeção:

 

 

COMPARTILHAR:
Publicado em Imprensa do HSL, Institucional | Tags: