Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Pesquisar

Você cuida da sua voz corretamente?

16/04/2018

Você cuida da sua voz corretamente?

 Pequenas atitudes podem fazer a diferença no cuidado com seu principal meio de comunicação

 

A atenção com a voz deve ser um dos principais hábitos de todo ser humano. O principal meio de comunicação nas relações precisa ser tratado da forma adequada. Sabe a rouquidão depois do show da banda favorita, ou aquela tosse incomoda depois de uma longa reunião de trabalho? Tudo isso pode ser sinal de um esforço abusivo das cordas vocais. O coordenador do Serviço de Otorrinolaringologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Nedio Steffen, explica que os cuidados com a saúde vocal devem ser feitos diariamente, com aquecimento das cordas vocais e até mesmo evitando alguns hábitos, como bebidas alcoólicas e o fumo.

O modo como nos expressamos influencia diretamente no esforço das cordas vocais. Falar em tom médio, sem esforços e de forma bem articulada auxilia nos cuidados. Manter-se hidratado ao longo do dia também é fundamental em casos de rouquidão. Devido ao uso excessivo da voz, os professores estão entre os mais afetados pela rouquidão. Para quem usa sua voz com tanta frequência, o aquecimento vocal é importante, com uma rotina de exercícios e movimentos para “soltar” os músculos responsáveis pela sua reprodução. No entanto, mesmo eles devem ficar atentos quando essas falhas persistirem por mais de duas semanas.

Os nódulos nas pregas vocais, ou também chamado de “calos vocais”, são fatores responsáveis pela alteração na voz. Eles acontecem com o uso excessivo ou incorreto da voz. Doenças cerebrais podem ocasionar mudanças no tom, como Parkinson.

COMPARTILHAR:
Publicado em Imprensa do HSL