Artrite reumatoide: entenda como é feito o diagnóstico da doença autoimune que afeta as articulações

No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são acometidas pela artrite reumatoide, uma doença inflamatória, crônica e autoimune. A patologia pode afetar várias articulações, tem causa desconhecida e acomete duas vezes mais o público feminino do que os homens. Normalmente, o quadro é diagnosticado entre os 30 e 40 anos e a incidência aumenta com a idade.

Os principais sintomas relatados pelos pacientes são dor, edema, calor e vermelhidão, podendo afetar qualquer articulação do corpo, com mais ênfase nas mãos e punhos. A inflamação nas junções provoca rigidez matinal, fadiga e, com a progressão da doença, há lesões mais graves na cartilagem articular, causando deformidades e incapacidade na realização de suas atividades.

O diagnóstico da artrite reumatoide é realizado a partir de critérios, como rigidez articular matinal durando pelo menos uma hora, artrite em pelo menos três áreas articulares, presença de nódulos reumatoides e alterações radiográficas, como erosões articulares ou descalcificações localizadas em radiografias de mãos e punhos. O tratamento para a doença pode ser realizado por meio de medicamentos, que vai variar de acordo com o estágio da doença e sua gravidade, com o uso de anti-inflamatório; e, em alguns casos, há indicação de tratamento cirúrgico, fisioterapia e terapia ocupacional.

Na artrite reumatoide, o acompanhamento pelo médico reumatologista é imprescindível e deve ser contínuo. Segundo o reumatologista do Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes, a doença, quando diagnosticada precocemente, tem uma evolução de estabilização e não progride. “O grande desafio do tratamento é iniciar o mais cedo possível para evitar deformidades e erosões, assim como diminuir a chance de o paciente ficar com sequelas. Nas terapias disponíveis, conseguimos bloquear completamente a evolução da artrite reumatoide na maioria dos casos”, finaliza.

Equipe multidisciplinar de cuidados

O Centro de Tratamento de Doenças Autoimunes do HSL conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais renomados da área de Dermatologia, Reumatologia, Neurologia, Pneumologia e Gastroenterologia. Com ampla experiência, os especialistas realizam o tratamento de doenças como esclerose múltipla, psoríase, artrite reumatoide, vitiligo, doença de Crohn e lúpus. Além da estrutura para consultas e exames específicos, o espaço possui um espaço para infusão ou aplicação subcutânea de medicamentos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3868 ou pelo WhatsApp (51) 98502-1128.