Centro de Pesquisa Clínica do HSL-PUCRS busca voluntários para testes de nova vacina tetravalente contra a Influenza

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS (CPC/HSL-PUCRS) está em busca de voluntários para os testes clínicos da Fase 3 da nova vacina tetravalente contra o vírus da Influenza (gripe), em parceria com o Instituto Butantan. Os testes querem comprovar a eficácia do imunizante para que, no próximo ano, a vacina possa ser inserida entre as que são oferecidas pelo Ministério da Saúde e ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no país para toda a população brasileira. Os voluntários devem ter 18 anos ou mais e serem saudáveis.

Não estão aptos a participar gestantes, lactantes ou mulheres que desejam engravidar nos próximos três meses; portadores de doenças crônicas sem devido controle, assim como doenças e/ou com uso de medicações que comprometam o sistema imunológico; pessoas que estejam participando de quaisquer outros estudos clínicos para vacinas; e indivíduos com hipersensibilidade as proteínas do ovo ou frango.

A equipe de profissionais do corpo técnico, administrativo e operacional designada para conduzir o estudo fará a triagem e seleção dos candidatos para o início dos testes. Todas as pessoas confirmadas a participar irão receber contato do Hospital para agendamento, checagem dos critérios e orientações gerais.  Os interessados devem fazer sua inscrição a partir desta quarta-feira, 9, através do link https://bit.ly/estudovacinatetravalente.

O chefe do setor de infectologia do Hospital e líder do estudo, Dr. Fabiano Ramos, explica que a nova vacina busca a imunização a quatro tipos de vírus Influenza: H1N1, H3N2, B Victoria e B Yamagata. “Queremos comparar esse imunizante com o atual e validar essa vacina através de um estudo duplo cego, quando não sabemos o que o participante vai receber. Neste caso, no entanto, ele não recebe placebo: ou é a nova vacina ou é a trivalente”. Ele ressalta que esta nova parceria com o Instituto Butantan significa o avanço da ciência em imunizantes a partir de duas instituições brasileiras qualificadas para estudos voltados à sociedade. “Estamos juntos parta trazer uma vacina para a população brasileira já no ano que vem”

Para o diretor-geral do São Lucas, Leandro Firme, o novo estudo complementa e reforça o foco na pesquisa e inovação do hospital. “O cenário em que vivemos e que nos impacta há mais de um ano demonstra o quanto a ciência tem seu papel relevante na vida das pessoas. Atualmente temos mais de 200 estudos e pesquisas clínicas sendo executados em nosso Centro de Pesquisa”. Ele ressalta que parceria com o Instituto Butatan já vem de longa data e o estudo proposto levará o que há de mais moderno à grande massa da população atendida pelo SUS. “Os investimentos em pesquisa desta magnitude e relevância social reforçam o caminho a percorrer e nos motivam a continuar contribuindo com a evolução das tecnologias médicas e com a saúde da sociedade”.

O Centro de Pesquisa Clínica do HSL-PUCRS

Há quase quinze anos, o CPC do HSL-PUCRS integra a Rede Nacional de Pesquisa Clínica, iniciativa conjunta dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde para testar medicamentos utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 30 investigadores desenvolvem protocolos de pesquisa em 16 áreas distintas. Para um medicamento ser aprovado para venda e aplicação, deve passar por diversas etapas, que começam com a criação de uma molécula, que é primeiro testada in vitro, em células de laboratório. Em seguida, são feitos testes em animais e, por último, em seres humanos. Avalia-se a eficácia e a segurança da substância, ou seja, se produz o efeito esperado e não causa malefícios. Em 2020, o CPC foi pioneiro no Rio Grande do Sul com a testagem da vacina contra o coronavírus, a Coronavac (Sinovac/Butantan), com outros 15 centros no Brasil.