Dia Mundial do Idoso: vida social e estímulo cerebral ajudam na longevidade

Neste sábado, 1º de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Idoso, data criada para conscientizar a sociedade sobre as necessidades e os desafios desse público. No Brasil, os idosos representam 14,3% da população, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Por essa razão, o envelhecimento da população tem impactos relevantes na saúde, levando em consideração a importância dos cuidados nessa fase da vida.

A geriatra do Hospital São Lucas da PUCRS, Joana Noschang, ressalta que existem pontos que devem ser pensados durante a vida e podem auxiliar no envelhecimento saudável. “A atividade física melhora a circulação cerebral e a memória, junto de uma alimentação saudável, com uma dieta rica em frutas, legumes e proteína, algo que, com o passar do tempo, as pessoas passam a consumir menos, devido à lenta digestão, mas que é importante incentivar o consumo”, explica.

Além disso, a especialista destaca a importância de refletir sobre a rede de cuidados, abordando que as pessoas envelhecem melhor e adoecem menos quando possuem uma vida social ativa. “É recomendável que se tenha uma boa relação com a família e amigos e que se faça atividades como trabalhos voluntários e práticas de gratidão e amor. Isso auxiliará na construção de uma base para uma vida mais saudável”, pontua.

O estímulo cerebral é outra questão que auxilia a longevidade. “Quanto mais habilidades cognitivas se tiver, mais isso auxiliará no desenvolvimento da saúde. É importante incentivar a leitura, fazer palavras cruzadas ou realizar trabalhos manuais, como pintura, crochê e tricô”, finalizou.

Mais informações

O Serviço de Geriatria do HSL conta com uma equipe especializada e uma estrutura de ponta para oferecer a melhor experiência de cuidado ao paciente ambulatorial e hospitalizado. Entre os diferenciais do trabalho realizado, estão a excelência técnica, o reconhecimento histórico e social de ser o primeiro serviço de Geriatria do Brasil e o trabalho com foco na funcionalidade. Mais informações sobre consultas e agendamentos podem ser solicitadas pelo telefone (51) 3320-3000.