Healthplus abre chamada para receber startups de saúde

Estão abertas as inscrições para as healthtechs que desejam se tornar membros do HealthPlus Innovation Center, uma iniciativa que faz parte do Biohub PUCRS, ação que conecta o Tecnopuc, Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, Instituto do Cérebro (InsCer), Hospital São Lucas (HSL) e Escolas da Universidade. O Health Plus Innovation Center é uma parceria com a GROW+, criada para fomentar o empreendedorismo, a inovação e a cultura digital nas organizações de saúde através da colaboração e da cocriação entre startups e grandes organizações. É a oportunidade para empreendedores fazerem parte de um cluster exclusivo de inovação em saúde. As empresas têm até o dia 31 de março de 2021 para submeter as suas ideias para o Healthplus for startups no site. Neste período, deverão enviar as informações solicitadas no formulário de inscrição, bem como pitch deck e vídeo pitch. As etapas seguintes envolvem a avaliação e seleção das startups que serão convidadas a participar do Demoday. As selecionadas apresentarão seu pitch para uma banca composta por executivos da GROW+ e do Tecnopuc, em um evento on-line. No HealthPlus Innovation Center, localizado no Tecnopuc, os empreendedores terão a oportunidade de estar mais próximos dos mantenedores – grandes empresas e instituições de saúde – e do ecossistema, aprimorando o seu negócio e realizando conexões. O Head do Healthplus, Cristiano Englert, comenta que a ideia é atrair mais empreendedores a participar de um intenso e rico networtking presencial e digital, sempre com o empreendedor no centro e a saúde como elemento principal de todas as ideias e inovações que estão sendo criadas. “O HealthPlus Innovation Center é um espaço com uma energia pulsante, no qual startups trazem soluções inovadoras para ajudar essa jornada de transformação de hospitais, operadoras de planos de saúde e a indústria”, relata. Para participar, as startups de saúde devem estar a partir da fase de prototipagem, em validação, tração ou escala. É mandatório que tenha CNPJ ativo e regularizado, sem qualquer tipo de pendência. Entre as áreas prioritárias estão players com soluções em medicina de precisão, gerenciamento de doenças crônicas, saúde preventiva, acesso à saúde, bem-estar e saúde mental, eficiência operacional, analise preditiva para gestão da saúde, ferramentas de comunicação e soluções de varejo para a saúde. “Estar no ambiente do HealthPlus Innovation Center é a oportunidade de empreender em um ecossistema de inovação de alta qualidade, com mentorias e parceiros prontos para impulsionar negócios voltados para a área da saúde. Em um contexto como o que vivemos em 2020 e seguimos neste início de 2021, nosso propósito é ser um vetor de transformação social a partir da inovação em uma área tão importante quanto a da saúde”, destaca a coordenadora do Biohub PUCRS, Cíntia Becker. Os benefícios As startups residentes do HealthPlus Innovation Center terão um espaço exclusivo em um ecossistema que é referência em saúde, e poderão participar de eventos promovidos no local. Entre os benefícios exclusivos estão mentorias com nomes de referência do mercado, uma plataforma exclusiva para acompanhamento e evolução da maturidade do negócio e acompanhamento de provas de conceito. A WebMed é uma das healthtechs atualmente residentes do ambiente. “A estrutura é sensacional e a credibilidade da GROW+ e Tecnopuc muito importante para a evolução dos empreendedores. O grande diferencial é a troca que acontece ali, que é muito rica justamente por estarmos em um espaço com outros empreendedores da saúde, com as mesmas dores, e abertos a colaborar. Criamos uma verdadeira comunidade”, comenta o CEO da empresa, Luciano Lorenz. O Brasil conta atualmente com 671 startups voltadas para a área da saúde. Em 2020, elas foram uma das campeãs na atração de recursos do mercado de capital de risco – foi o segundo setor a receber mais aportes. No total, foram 53 rodadas de investimentos, que juntas somaram US$ 106,1 milhões de acordo com o Inside Healthtech Report, levantamento mensal realizado pelo Distrito Dataminer, braço de inteligência de mercado da empresa de inovação aberta Distrito. O montante é 70% superior aos US$ 62 milhões captados em 2019.