Hospitais se unem para fortalecer atendimento obstétrico e pediátrico

Em, aproximadamente, 90 dias, os usuários do SUS de Porto Alegre devem contar com ampliação da estrutura Um ato de assinatura do convênio de transferência do Setor Materno Infantil do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) para o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) ocorreu na manhã dessa segunda-feira, 20/4, na Prefeitura Municipal. O documento foi assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e pelo reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira. A parceria prevê ampliação e melhorias no espaço físico do HMIPV, transferência de equipamentos médico-hospitalares e de equipes médicas e assistenciais do São Lucas para o Presidente Vargas. Além do acréscimo de até 93 novos leitos no HMIPV durante o período de Operação Inverno, totalizando 185 leitos, as melhorias vão ampliar a capacidade de atendimento em 89% e transformar o Presidente Vargas em um hospital completo e de referência no atendimento de gestantes e crianças. As obras, que iniciam nesta semana, permitirão a abertura de 20 novos leitos pediátricos para operação inverno. Também haverá acréscimo de 20 leitos de internação pediátrica, mais seis leitos na área da atual UTI Pediátrica e instalação de mais quatro novos, aumentando o número de leitos ativos para 16 ao final das obras. Será reformada a área que passará a contar com uma UCI (Unidade de Cuidados Intensivos) de 20 leitos. A UTI Neonatal terá 25 leitos e mais cinco leitos canguru e será feita a reforma da Emergência Pediátrica no térreo. Além disso, estão previstas melhorias no novo espaço da farmácia, rouparia, agência transfusional, área de nutrição, nas instalações elétricas e nos elevadores. Para o Prefeito Municipal, Nelson Marchezan Júnior, a população vai ganhar muito com o convênio. “A parceria com instituições que são referência na sua área de atuação é essencial para que continuemos avançando na qualificação e ampliação dos serviços. O convênio dará viabilidade econômico-financeiro para o HSL, para que possa ampliar seus serviços em outras áreas, e para que possa otimizar serviços em parceria com o HMPIV em parceria com o HMPIV na área materno-infantil. O resultado da soma de esforços: vamos atender mais, atender melhor e atender mais rápido a população de Porto Alegre e também de outros municípios do Rio Grande do Sul”, afirma o Prefeito. “Uma iniciativa inovadora como que fortalece o atendimento à população e, certamente, se transformará em referência para outros municípios brasileiros, graças à parceria entre o Sistema de Saúde, gerenciado pelo poder público municipal e um hospital filantrópico, como é o caso do nosso HSL”, afirma o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira. [caption id="attachment_21421" align="alignright" width="300"] Secretário de Saúde, Prefeito de Porto Alegre e Reitor da PUCRS / Foto: Jefferson Bernardes/PMPA[/caption] “Essa parceria consegue praticamente dobrar a operação do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas ativando áreas que estavam fechadas desde muitos anos. Da mesma forma, ampliaremos os serviços com a parceria, de forma não estatal garantindo atendimento e qualificando a estrutura física que muito demanda a instituição”, diz o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Pablo Stürmer. “Para o HSL essa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o HMIPV é muito importante. Estamos contribuindo para a melhoria das equipes e da estrutura de um Hospital que tem a vocação para a área materno infantil. Com o convênio, a população que mais precisa de bom atendimento será beneficiada. E isso é muito importante para o São Lucas e para a PUCRS porque nos mantem fiéis à nossa missão institucional”, comenta o Diretor-Geral do HSL, Leandro Firme. Com o convênio, a população que utiliza o Sistema de Saúde do município de Porto Alegre terá um ganho importante, que é o fortalecimento da especialização de serviços. O HMIPV ganha reforço à sua vocação para o atendimento obstétrico e pediátrico e o HSL, que está em fase de reposicionamento, passará a direcionar seus esforços para atender a população adulta e idosa, tornando-se referência para atendimentos de maior gravidade e complexidade. ENSINO E PRÁTICAS MÉDICAS – O convênio entre HSL e HMIPV inclui o espaço de ensino e de práticas para os estudantes e futuros profissionais da saúde vinculados às escolas da área na PUCRS e que hoje fazem as práticas no HSL. Com isso, eles ganham a oportunidade de atuar em um hospital especializado na área. Além do Presidente Vargas, as Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida da Universidade mantém convênios com outros estabelecimentos. POSTOS DE TRABALHO – Além de priorizar o atendimento à população e o cuidado com a formação dos futuros profissionais, outra preocupação do HSL-PUCRS na negociação do convênio foi evitar demissões em massa de profissionais que compõem as equipes médicas e assistenciais das áreas transferidas. Por essa razão, a transferência dos colaboradores faz parte do pacote de iniciativas. O vínculo trabalhista com o HSL será mantido, porém, os profissionais passarão a atuar no espaço do HMIPV. REPOSICIONAMENTO – O convênio entre HSL-PUCRS e HMIPV faz parte do processo de reposicionamento do São Lucas. Com as medidas que estão sendo tomadas, o HSL se voltará para o atendimento da população adulta e idosa e terá foco nas áreas de Geriatria e Gerontologia, Neurologia, Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, entre outras. A mudança do perfil epidemiológico da população provocada pela inversão na pirâmide etária – a partir de 2029, a população gaúcha com mais de 60 anos será maior do que a faixa com até 14 anos – exige que o Sistema de Saúde tenha estruturas especializadas em prevenção e atendimento das doenças típicas do processo de envelhecimento. A própria pandemia de Covid-19 está evidenciando a necessidade de uma transformação imediata que privilegie estruturas para atender as demandas da população idosa.