MÊS DE MARIA: VITALIDADE, LIDERANÇA E SENTIDO

“O olhar materno é o caminho para renascer e crescer. As mães, as mulheres olham o mundo não para o explorar, mas para que tenha vida". Com essa afirmação do Papa Francisco, nos inspiramos para celebrar o mês de maio dedicado às mães e à Maria.

Foram as virtudes de simplicidade e humildade da mãe de Jesus que impulsionaram São Marcelino Champagnat a fundar o Instituto Marista há mais de dois séculos, com o objetivo de trazer uma vida digna para as crianças e jovens do seu tempo. Hoje, como seguidores dos ensinamentos de Champagnat, somos gratos a todas as mães e companheiras de caminhada familiar e comunitária que são fonte de vitalidade, liderança e nos ensinam o verdadeiro sentido de viver com amor e doação.

Atendendo ao pedido feito pelo Papa na Solenidade da Mãe de Deus, “rezemos à Mãe de modo especial pelos filhos que sofrem e já não têm a força de rezar, por tantos irmãos e irmãs atingidos pela guerra em tantas partes do mundo, que vivem esses dias na escuridão e no frio, na miséria e no medo, submersos na violência e na indiferença". Que a Boa Mãe Maria nos conduza no caminho do bem para que possamos seguir ousando a vida com esperança.

Boa Mãe, inspiração para os Maristas

Para Champagnat, o especial nome atribuído à Maria foi o de Boa Mãe. A imagem, que mostra Jesus nos braços de Maria, inspira ternura e manifesta a presença amorosa de mãe. Em maio, recordando a vocação materna, celebramos nossa gratidão a todas aquelas que nos remetem ao cuidado e ao carinho com a vida, assim como Maria, nossa Boa Mãe.