Outubro rosa: mês para informar e conscientizar

Nas mulheres, o câncer de mama é o mais comum e o que é mais fatal: de acordo com o Instituto do Câncer (INCA), em 2020 a doença foi responsável por 29,7% dos diagnósticos. Porém, através do diagnóstico precoce, 95% das mulheres se recuperam, com tratamentos que são oferecidos tanto pela rede privada como pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mas falar sobre o câncer, infelizmente, ainda é um tabu. De acordo com a oncologista clínica do Centro de Oncologia do HSL, Dra. Ana Gelatti, “é fundamental desmistificar a relação que o câncer tem como uma sentença negativa.” Ela deixa claro que o avanço nos tratamentos tem mudado as expectativas de cura e que a abordagem do tema é falar sobre vida. “Existem inúmeros tratamentos desenvolvidos para vários tipos de câncer e com isso a gente tem aumentado muito as taxas de cura”, complementa.

Ela reforça que, para o diagnóstico precoce, é necessário manter os exames em dia. “Além do autoexame, é necessário fazer exames para rastreamento e procurar sempre a orientação de um médico.”

Durante todas as sextas-feiras de outubro, o hospital disponibilizará em suas redes sociais conteúdos de prevenção ao câncer, como o próprio autoexame, necessidade de falar sobre o tema, a relevância da atividade física durante e pós-tratamento, a nutrição adequada no período da doença e os avanços proporcionados pela medicina. No Hospital, além de todo o tratamento oferecido em consultas, bloco cirúrgico, quimioterapia e radioterapia, o Centro de Oncologia conta com uma linha Exclusiva de Cuidados, com uma concierge que acompanha o paciente desde a sua chegada.

Hospital São Lucas da PUCRS contará com atividades alusivas ao tema

Para além dos diversos conteúdos das redes, os espaços do HSL foram decorados com balões rosas e lenços rosas foram distribuídos nos setores administrativos. Além disso, um varal de lenços foi colocado à disposição das pacientes para quem quiser retirar o acessório.

O Dia 15/10 será o nosso dia “D” rosa, com o convite para o uso de uma peça rosa de roupa neste dia e a distribuição, por parte dos diretores, de máscaras rosas para os colaboradores. Nos dias 18 e 19 de outubro, haverá uma ação no container em frente à emergência com a Dra. Adriana Valadão e médicas da Mastologia. No espaço, haverá dinâmicas de prevenção em parceria com o curso de enfermagem da PUCRS e orientações sobre prevenção ao câncer de mama.

Fazendo o autoexame

O site do IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul) traz as orientações sobre o autoexame, um momento que fortalece a descoberta e o conhecimento do próprio corpo: em frente ao espelho, observe os dois seios, coloque as mãos atrás da cabeça e observe mudanças de tamanho ou formato do mamilo; pressione o mamilo e veja se há saída de secreção. Em caso de secreção, nódulo, diferentes texturas ou quaisquer inconformidades, procure um médico ginecologista ou mastologista.

Siga essa dica:

Mantenha seus exames em dia e, se você precisar de uma consulta, conte com o Centro de Oncologia do Hospital São Lucas. Através do tratamento multidisciplinar, o paciente conta com atendimento integrado, desde o diagnóstico até o cuidado continuado.