PUCRS, Tecnopuc, HSL e UCPEL celebram Convênio de Cooperação

Nesta sexta-feira, 14/01, ocorreu a formalização da assinatura do convênio entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e seus empreendimentos: TECNOPUC e HOSPITAL SÃO LUCAS e a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), no qual desenvolverão esforços conjuntos, para incentivar e facilitar a cooperação, através de suas equipes, ações e estruturas

Com a aproximação das duas universidades, em especial a área de pesquisa e inovação em saúde, onde oferecerão seus hospitais como Living Labs para validação e prototipagem das soluções desenvolvidas por alunos, professores, empresas locais e startups. A expectativa é que os projetos, iniciativas e ações desenvolvidas a partir desse convênio, agreguem valor aos nossos pacientes e às nossas instituições. Conforme comentou o Diretor-geral do HSL-PUCRS “Com essa iniciativa, captaremos e direcionaremos potenciais parceiros que, junto a nós no Hospital São Lucas, conectarão talentos e conhecimentos, na formação de um ecossistema de saúde inovador, saudável e sustentável para todos.”

A parceria trará cooperação entre as instituições, promovendo diversas inovações, assim como comenta o Reitor da UCPEL, Dr. José Carlos Pereira Bachettini Júnior “O termo cooperar tem muito significado, é bom competir, mas é muito melhor cooperar. Esse firmamento que fazemos hoje na busca de inovação para solução de problemas coletivos” Este será um momento de transformação de mercado, “É de fundamental importância para o desenvolvimento regional do extremo sul do brasil, do Rio Grande do Sul, do Brasil e quem sabe com sucesso dessa parceria, essas atividades ganharão o mundo.” Completa o reitor.

A união oficial destas intuições, traz o olhar do desenvolvimento para os empreendimentos, assim como comenta o vice-reitor da PUCRS, Irmão Manuir Mentges, “Nesse projeto que tem estreita relação com a visão de mundo que nossa Universidade empreende: sermos catalisadores do desenvolvimento e da inovação. As tecnologias, tão associadas aos mecanismos de inovação, são fruto da mente humana, do conhecimento, da criatividade, da técnica ensinada e aprendida.” E é claro que estes desenvolvimentos, trarão ainda mais qualidade para a saúde dos pacientes, “Portanto, essa união de esforços por si só já representa um passo além, pois demonstra que juntos podemos transformar realidades tendo a formação e o cuidado com as pessoas – a saúde - como premissas.” Dissertou o Vice-reitor.

A parceria trará diversos projetos para o futuro, através do BioHub.

O BioHub é uma iniciativa da PUCRS, através do Parque Científico e Tecnológico – Tecnopuc, do Instituto do Cérebro – InsCer, do Hospital São Lucas – HSL e das Escolas da Universidade. Sua atuação envolve um conjunto de ações sincronizadas entre as áreas com o objetivo de promover a inovação, conectando talentos e conhecimentos para gerar negócios inovadores em ciências da vida.

Para saber mais, acesse: https://www.pucrs.br/biohub/