Referência internacional em Nefrologia ministra aula na PUCRS sobre tratamento da nefrite lúpica
Dr. Fernando Fervenza, referência internacional em Nefrologia, ministra aula no Hospital São Lucas da PUCRS no dia 22 de julho
17 de Julho de 2025O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL PUCRS) recebe, na próxima terça-feira, 22 de julho, uma aula especial com o médico nefrologista Dr. Fernando Fervenza, uma das maiores autoridades mundiais em nefrite lúpica. A atividade, organizada pelo professor e Dr. Domingos d'Avila, acontece às 12h, no Anfiteatro Irmão José Otão, e tem como tema Lupus Nephritis: Redefining Treatment Goals, com foco nas novas diretrizes e avanços no tratamento da doença.
A nefrite lúpica é uma das manifestações mais graves do lúpus eritematoso sistêmico (LES), uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do próprio corpo. Quando o lúpus afeta os rins, pode comprometer severamente sua função, provocando inflamação, perda de proteínas pela urina, retenção de líquidos e, em casos mais avançados, insuficiência renal. O diagnóstico e o manejo adequado dessas doenças são essenciais para preservar a função renal e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Avanços recentes têm buscado redefinir os objetivos terapêuticos, com abordagens mais personalizadas e eficazes.
Natural do Rio Grande do Sul, Dr. Fervenza é alumnus da Escola de Medicina da PUCRS e egresso da formação do Serviço de Nefrologia do Hospital. Atualmente, é pesquisador e professor na prestigiada Mayo Clinic, nos Estados Unidos, onde desenvolve estudos inovadores em doenças renais autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico.
De acordo com o Dr. Leonardo Kroth, médico-chefe do Serviço de Nefrologia do HSL PUCRS, a vinda de Fervenza representa uma oportunidade única para médicos, residentes e estudantes da área. “É um privilégio receber um profissional do mais alto nível científico, formado em nossa Instituição, e que hoje é referência internacional no campo da Nefrologia. A aula abordará mudanças de paradigma no tratamento da nefrite lúpica, com base em evidências clínicas e avanços recentes na terapêutica”, destaca Kroth.
A presença do especialista reforça o compromisso do Hospital São Lucas com a atualização constante do conhecimento médico e com a conexão entre ensino, pesquisa e assistência. A atividade é gratuita e aberta à comunidade acadêmica e hospitalar.