Teste de WADA no HSL: como a anestesia de apenas um lado do cérebro pode ajudar pacientes a preservar funções cerebrais em cirurgias de epilepsia
24 de Agosto de 2023A equipe clínica do Programa de Cirurgia da Epilepsia do HSL acaba de realizar mais um procedimento complexo para avaliação das funções cerebrais. O Teste de Wada ou Teste de Dominância Cerebral é um exame realizado através de cateterismo dos vasos cerebrais e anestesia de apenas metade do cérebro, ou seja, de um hemisfério cerebral. Esse teste permite a avaliação individual de cada lado do cérebro para a linguagem, memória e movimentos, facilitando a decisão de retirar uma área do órgão do paciente que cause suas crises epilépticas.
Como ocorre o exame
Segundo o neurologista Dr. William Alves Martins, após a injeção de uma medicação chamada Etomidato em dose de 0.8mg na carótida interna do lado testado, o paciente é avaliado em relação a sua habilidade de falar, compreender, lembrar e se movimentar.
"Incrivelmente, quando anestesiamos o hemisfério não-dominante - que não é responsável pela fala -, a maioria das funções permanece intacta, com o paciente respondendo perguntas e falando com apenas metade do cérebro funcionando", explica.
O especialista explica que isso ocorre por que a consciência se encontra em núcleos mais abaixo dos hemisférios, sendo que pode funcionar mesmo com apenas um lado cerebral.
"Uma curiosidade é que os golfinhos dormem assim, um lado do cérebro de cada vez, pois não podem perder totalmente a consciência pois se afogariam".
Manutenção das funções cerebrais
O teste é valioso em especial para pessoas com lesões cerebrais no lado esquerdo do cérebro, geralmente responsável pela linguagem em 99% dos destros, e nos canhotos onde a dominância à esquerda é menor, em torno de 70%.
"Com as informações do teste de Wada, pode-se planejar uma cirurgia mais segura e com menos riscos de perda de função de linguagem, memória ou movimento", complementa Dr. Martins.
Milhares de gaúchos e mais de 500 pacientes de outros estados já foram atendidos
O Programa de Cirurgia da Epilepsia do HSL é reconhecido por sua atuação aos pacientes gaúchos e também em todo o Brasil. Desde 1992, 532 pacientes de outros estados brasileiros vieram consultar com o time, além de outros mais de 2.000 gaúchos.
A equipe é composta pelos médicos Dr. André Palmini, neurologista; os neurocirurgiões Dr. Eliseu Paglioli, Rafael Paglioli e Dr Thomas More Frigeri; os neurologistas especialistas em epilepsia Dr. William Alves Martins e Dra. Fernanda Schuh Martins e os neuropsciólogos Dra. Mirna Wtters Portuguez e Dr. Eduardo Leal Conceição, além da residente em neurologia Dra. Carollina Danezi Fellini.